Ao vivo | Os meteoritos raros da rocha que caiu na Alemanha | 02/02/2024

Na madrugada do dia 21 de janeiro, uma rocha espacial caiu na Terra, a aproximadamente 100 km de Berlim, capital da Alemanha. Com mais ou menos o tamanho de uma máquina de lavar roupas, o asteroide 2024 BX1 acertou o nosso planeta apenas algumas horas depois de ser detectado no espaço.

Este foi apenas o oitavo asteroide detectado antes de atingir a Terra em toda a história. Para tornar o evento ainda mais magnífico, uma parte desta rocha sobreviveu à passagem atmosférica, fazendo com que fragmentos dela (chamados de meteoritos) atingissem o solo.

Esses meteoritos são classificados como aubritos (também chamados de meteoritos rochosos ou meteoritos pétreos) – um tipo extremamente raro com características muito peculiares.

Para saber que características são essas que tornam os meteoritos do asteroide 2024 BX1 tão únicos, esta edição do Programa Olhar Espacial recebe o astrônomo amador Nelson Falsarella para um bate-papo superinteressante sobre o assunto (que está causando um rebuliço na comunidade científica).

Médico e entusiasta da astronomia há décadas, Falsarella tem na bagagem a coordenação de observações de Marte pela Rede de Astronomia Observacional, colaboração na Associação de Observadores Lunares e Planetários norte-americana e na Associação Astronômica Oriental, do Japão – e muito mais.

Falsarella também é estudioso de meteoritos, com coleção de mais de 200 espécimes. O currículo geral do astrônomo é muito extenso, passando inclusive por projetos educacionais para crianças carentes e pela capacitação de professores e alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia.

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
Twitter ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *