Ao vivo | Mulheres na Astronomia e a detecção de exoplanetas | 01/03/2024

Ainda em tom de celebração junto ao incrível projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, iniciativa da União Astronômica Internacional, o Olhar Espacial desta edição conta com mais duas convidadas muito especiais.

Stela Ishitani Silva, uma física que explora o universo à procura de exoplanetas com a ajuda da Inteligência Artificial é uma delas. Já Maria Eduarda Padilha é uma estudante prodígio que encontra na arte a porta de entrada para a astronomia.

A ideia é guiar a todos por uma discussão sobre a detecção de mundos alienígenas, as carreiras astronômicas para mulheres e a crucial popularização da ciência.

Stela fez doutorado nos Estados Unidos, recebeu prêmios importantes pelo trabalho realizado na NASA e agora faz parte de um projeto que vai usar um novo telescópio espacial para descobrir planetas fora do nosso sistema solar. Ela já ajudou a encontrar um monte de exoplanetas e até um buraco negro isolado.

Maria Eduarda Padilha, com apenas 14 anos de idade, realiza diversas pesquisas e palestras na área. Ela conta que o interesse pela astronomia nasceu da arte – e compartilha muito sobre o dia a dia inspirado e em busca das estrelas.

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
Twitter ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *