Conheça as aplicações do grafeno no Ciência é Tudo

O Ciência é Tudo desta semana volta a falar do grafeno, um material que é super resistente, leve e sustentável, dando foco para as suas inúmeras aplicações, em diversas áreas.

A versatilidade do grafeno pode levar a indústria automotiva a outro patamar. Por ser um material leve e resistente, pode ser utilizado na fabricação de peças e estruturas. Além disso, suas propriedades elétricas o tornam um excelente material para a fabricação de baterias mais duráveis e com melhor desempenho. A resistência e leveza do grafeno também fazem com que ele seja um material ideal para a construção civil. Casas e prédios construídos a base de carbono resistem melhor ao tempo, além de conferir maior isolamento térmico e acústico.

Para que todas essas inovações aconteçam é necessário que instituições de pesquisa trabalhem no desenvolvimento de materiais a base de grafeno e de aplicações práticas para ele. Neste episódio você também confere como essas instituições pesquisam e criam inovações.

O grafeno pode ser considerado o material do futuro pelas inúmeras possibilidades de utilização que ele oferece, especialmente na área tecnológica. Existem muitas outras aplicações para ele, como em têxteis inteligentes, medicina, tratamento de água, esportes, indústria de semicondutores, telecomunicações e também na área espacial.

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

A Missão do MCTI é:

Produzir conhecimento
Produzir Riquezas para o Brasil
Contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros.

Acesse o nosso portal: https://www.gov.br/mcti
Se inscreva no canal: https://www.youtube.com/mcti e deixe seu gostei!
Siga o MCTI no Instagram: https://www.instagram.com/mcti/
Siga o MCTI no Facebook: https://www.facebook.com/mcti/
Siga o MCTI no Twitter: https://twitter.com/mcti
Siga o MCTI no Flickr: https://www.flickr.com/photos/sintonizemcti/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

×